Ficha Suja - Iniciativa popular

O Congresso Nacional recebeu no dia 29 de setembro um projeto de iniciativa popular com mais de 1,3 milhão de assinaturas para proibir a candidatura de políticos com “ficha suja”. A proposta foi recebida pelo presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP). Ele prometeu dar tratamento especial ao projeto, mas não prometeu prazo para a votação.

A proposta é fruto de um trabalho do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Durante pouco mais de um ano, 43 entidades trabalharam na coleta de assinaturas.

O projeto visa proibir candidatura a qualquer cargo eletivo de quem tenha condenação em primeira instancia ou tiver contra si denúncias recebidas por órgão colegiado por diversos crimes, como tráfico de drogas, crimes eleitorais, trabalho escravo, exploração sexual de crianças e adolescentes, lavagem de dinheiro, entre outros.

O projeto torna inelegível por anos quem tenha o mandato cassado pela justiça eleitoral. Prevê também o impedimento de candidatura a quem tiver rejeitada prestação de contas relativas ao exercício de qualquer função pública. 

1 comentários:

Webes disse...

Será que vai? Quem aumenta os proprios salarios, vota sobre os proprios interesses vai da um tiro no pé? Só quem pode mudar a cara da politica no Brasil somos nos, a iniciativa do blog é boa, mas tem que se filiar a algum partido, criar projetos e pedir apoio aos eleitos, colher assinaturas, criar movimentos. Eles estão la pq se canditaram e ganharam apoio da maioria, antes a Globo elegia e derrubava presidentes, agora temos a internet, para fiscalizar e cobrar. Vamos ao congresso, senado, assembleia.

Postar um comentário